Devido a questões de segurança, a canalização deve ser substituída a cada 25 anos. Os problemas na canalização podem causar danos graves, mas são facilmente evitáveis se os canos forem substituídos a tempo. Por isso, se está a remodelar a sua casa ou a sua casa de banho, não deixe de o fazer! Os casos mais graves são as canalizações antigas, ainda em metal, que começam a ganhar ferrugem. Contudo, se tem canalização a gás, deve verificá-la também.
Como substituir a canalização?
Assim que detetar um problema na sua canalização, é conveniente renová-la. A CASA AMARELA OBRAS irá instalar a nova tubagem de forma segura, duradoura e eficiente. O material escolhido dependerá da finalidade da canalização (água ou gás), da pressão e da temperatura a que está sujeita.
Os tubos mais usados hoje em dia são fabricados em metal ou em plástico. Em metal, preferimos os tubos em cobre, que é um material económico, resistente à corrosão e às temperaturas elevadas. Perante estas características, oferece um melhor custo/benefício do que o aço inoxidável. As canalizações anteriores em aço galvanizado podem ser substituídas por tubos plásticos em PEX.
Os tubos plásticos são em PVC, PEX e PPR. O PVC, moldável com o calor, é apropriado para águas frias a grandes pressões. O PEX, por outro lado, é conhecido pela sua resistência térmica, o que o torna numa escolha acertada para sistemas de aquecimento à base de água. O PPR resiste a altas temperaturas e tem baixa condutividade térmica: por isso, dispensa o isolamento térmico e é indicado para transportar água durante muito tempo.
Finalmente, existem tubos multicamadas com materiais plásticos e metálicos. As camadas interna e externa são em PEX, com a camada intermédia em alumínio. Esta solução permite combinar as vantagens de ambos os tubos, mas tem outros pontos fortes. As camadas em si proporcionam mais isolamento e mais resistência à corrosão.
A maior dificuldade em substituir a canalização é levantar o pavimento. No caso de estar a renovar toda a sua casa de banho, este problema não se coloca. Caso contrário, e para evitar este obstáculo, a solução pode passar por colocar a canalização fora das paredes, sem mexer na existente. A desvantagem, claro, é que ficará sempre parcialmente à vista.
A intervenção na rede de esgotos, porém, obriga sempre à substituição da rede existente e à abertura de roços. Em qualquer caso, a nossa equipa procurará sempre a solução mais simples e tentará causar o mínimo de incómodo possível.