All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Domótica

É impossível falar da casa do futuro sem mencionar o papel da domótica. E o que é a domótica? A palavra vem da conjunção de “domus” (casa) com “robótica” e é exatamente disso que se trata: automatizar as nossas casas. Através desta tecnologia, a eletrónica e a informática servem apenas para nos proporcionar mais conforto e segurança – e, quem sabe, criar a casa inteligente com que sonhamos.

O que pode controlar com a domótica?

O objetivo é claro: usar as novas tecnologias para obter mais segurança e conforto com menos trabalho. Geralmente, sincronizam-se vários dispositivos com um computador central a partir do qual pode controlar vários aspetos e tarefas dentro de sua casa. O esforço para fazer as tarefas rotineiras é mínimo.
Entre os comandos mais comuns, encontramos o controlo da temperatura ambiente, regulação de iluminação e som, e da posição de cortinas e persianas. Todos os pontos de comunicação (ligação à Internet, telefone, TV) e todos os pontos de áudio (música ambiente, rádio e home theater) podem ser controlados à distância. Para isso, é necessário mapear todos os quadros de controle e a posição de todos os pontos de interesse (todas as tomadas, aparelhos de comunicação, etc). No caso das moradias, também é normal incluir o controlo de abertura dos portões exteriores.
Outra faceta muito popular da domótica prende-se com a segurança. É possível instalar câmaras de segurança por toda a casa – especialmente no exterior e em potenciais entradas – e ver imagens em tempo real. Os benefícios a nível de segurança são óbvios, pelo que é uma solução a que cada vez mais proprietários recorrem.
Se está interessado em instalar soluções de domótica na sua casa, recomendamos fazê-lo enquanto estiver a fazer outras remodelações. Assim torna-se mais fácil integrar o sistema, fazer a ligação das componentes elétricas e mapear corretamente a sua casa. Caso contrário, será mais difícil instalar esta tecnologia e poderá ter que fazer um remapeamento mais tarde, se decidir instalar novos focos de luz ou tomadas.
Domótica

Domótica.

Domótica casa

Domótica.

Domótica vivenda

Domótica.

Funcionamento Passivo vs. Casa Inteligente

No funcionamento passivo, o utilizador controla tudo através de um telecomando, painel táctil ou computador central. O sistema só reage quando lhe é transmitida uma ordem dada diretamente pelo utilizador. Mas isto ainda não é a verdadeira casa inteligente!
A casa inteligente do futuro tem um funcionamento automático, em que o sistema quase se autorregula. Ou seja, utiliza sensores e programação para reagir às circunstâncias. Por exemplo, pode programar-se para acender ou apagar as luzes a uma determinada hora e para ligar o aquecimento a uma determinada temperatura. Os sensores servem para avisar o utilizador quando há um risco de segurança – uma janela aberta, fogo, entre outros.
Neste sentido, a domótica também proporciona maior segurança doméstica. É possível detectar fogos em fase inicial, curto-circuitos, infiltrações e outras situações que causam prejuízos avultados.
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]