Uma cozinha pequena pede economia de espaço e ergonomia. Se não encontra móveis que lhe permitam tomar partido da sua cozinha, não desespere: há sempre a hipótese de fabricar móveis por medida.
Móveis com diferentes medidas
Há várias maneiras de aproveitar o espaço da sua cozinha: tudo depende da área e da forma da cozinha. No entanto, sabemos que fazer móveis com diferentes profundidades nos permite aproveitar cada canto da sua cozinha da melhor forma. Mesmo que tenho um canto junto à parede ou à janela onde parece não caber nada, pode sempre fazer um pequeno armário para especiarias, cápsulas de café ou chás.
Outra forma de aproveitar o espaço é saber exatamente o que precisa de ter na sua cozinha. Embora sejam semelhantes no exterior, cada móvel pode esconder uma disposição interior diferente para acomodar tudo o que precisa. Mais ou menos prateleiras, suporte para garrafas, divisões para organizar panelas e pratos, entre outros. Mais organização significa que pode arrumar mais coisas no mesmo espaço.
Mesa: é mesmo necessária numa cozinha pequena?
Se a sua cozinha é pequena, o mais provável é que também não seja confortável comer lá. Provavelmente, terá que instalar a sua mesa de refeições na sala. Assim, use o espaço onde estaria a mesa para criar mais arrumação. No caso de querer mesmo ter uma mesa na sua cozinha para uma refeição rápida ou para o pequeno almoço, opte por uma mesa pequena de 2 lugares que possa desencartar-se numa de 4.
Móveis que são… móveis
Outra das formas de aproveitar o espaço da sua cozinha pequena é optar por móveis com rodas ou móveis tipo “carrinho”. Pode usar estes móveis para armazenar ingredientes comuns (por exemplo, alho, cebolas, gengibre) ou utensílios, conforme preferir. A verdadeira vantagem é que pode deslocá-los para próximo da bancada ou do fogão quando estiver a cozinhar e, em alguns casos, utilizar como mesa de apoio quando preparar refeições mais elaboradas.
Use bem as suas paredes
Se a sua cozinha é realmente pequena, então tem que jogar com as suas paredes. Pode usar as paredes para pendurar panelas, talheres maiores (como a concha da sopa) ou, usando pequenos vasos, os talheres de refeição também.
Os armários podem estender-se até ao teto. Use as prateleiras superiores para arrumar os utensílios que menos utiliza. Aposte num escadote desdobrável que ocupe pouco espaço para usar quando for necessário.