All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Móveis de cozinha

Se vai remodelar a sua cozinha, é provável que também queira móveis de cozinha novos. Hoje em dia existem móveis para todos os gostos, mas ainda assim pode optar por móveis feitos à medida.

Materiais para móveis de cozinha

Há vários materiais que pode escolher para os seus móveis, que variam no seu preço, durabilidade e facilidade de manutenção.

Exterior

Os móveis de cozinha costumam ter acabamento em melamina, termolaminado, lacado, vidro ou madeira. Os dois primeiros são os mais comuns atualmente, uma vez que apresentam um bom custo/benefício: são económicos mas duráveis. A principal diferença entre eles é que a melamina pode imitar qualquer tipo de madeira ou ter um tom baço, enquanto o termolaminado deixa os móveis brilhantes.
O lacado é uma solução bonita, mas cara. O efeito final é muito semelhante ao do termolaminado, pelo que deve comparar bem os preços de ambas. O vidro é ainda mais caro, embora seja agradável e fácil de limpar.
Os móveis de cozinha com o exterior em madeira entraram um pouco em desuso, mas podem ser executados por profissionais de carpintaria. A madeira tem a desvantagem, claro, de ser mais difícil de limpar e manter do que os materiais de que falámos acima.
As orlas dos móveis devem ser em PVC ou com a cor escolhida para o móvel.
Móveis de cozinha melamina

Móveis de cozinha revestidos em melamina.

Móveis de cozinha termolaminados

Móveis de cozinha termolaminado.

Móveis de cozinha

Móveis de cozinha por medida.

Interior

O interior dos móveis de cozinha, esse sim, costuma ser executado em produtos derivados de madeira. As melhores opções, pela sua dureza e durabilidade, são o aglomerado, o MDF e o contraplacado marítimo.
O MDF é a solução mais usada pela maioria dos fabricantes. No entanto, o contraplacado marítimo é mais resistente à água e pode ser uma boa opção para as zonas do lava-loiças, apesar de ser mais caro. Não se deve confundir o contraplacado marítimo com o aglomerado marítimo, que não nos oferece garantias de qualidade.

O balcão: tampo e roda-tampo

Tal como para os móveis, há vários materiais entre os quais pode optar para o seu móvel. Podem ser em termolaminados, pedra natural (mármore ou granito), pedra artificial ou córian.
As pedras naturais são bastante mais caras, embora sejam de fácil manutenção e limpeza (com a exceção do mármore, que não deve estar exposto a ácidos). Tanto o mármore como o granito podem ter diferentes cores.
As opções mais económicas são o termolaminado – uma solução pouca usada em Portugal – e as pedras artificiais. Existem em várias cores e para diferentes bolsos, sendo que algumas são quase indistinguíveis das pedras naturais.
O córian é uma solução cada vez mais popular. Embora ainda não seja muito conhecido, tem um aspeto harmonioso e pode ter qualquer formato (pode até usar-se em escorredores e lava-loiças). Além disso, é anti-bacteriano e fácil de limpar, o que é essencial na cozinha. Se partir, pode concertar-se.

Outros detalhes

Depois de escolhidos esses três elementos, faltam alguns detalhes. Há diversas opções para puxadores de móveis de cozinha: diversos formatos e em várias cores. Hoje em dia também são comuns os móveis com o push opening system (abertura por toque), embora sejam mais caros.
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]