All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Reabilitação de casas antigas

A reabilitação de casas antigas tem ganho um novo fôlego nos últimos anos. Por um lado, faz face à falta de habitações; por outro, responde à enorme demanda criada pelo turismo no Porto e em Lisboa. Talvez por isso, os proprietários também usufruem agora de diversos incentivos para que recuperem as suas casas e tragam uma nova vida aos centros das cidades.
Contudo, o restauro de casas antigas requer cuidados muito especiais. Embora parte da riqueza destas casas esteja na sua arquitetura antiga e na estética do seu tempo, é absolutamente necessário proporcionar as condições de habitabilidade a que já estamos habituados. Assim, põem-se alguns desafios a nível de isolamento, climatização e criação de novas instalações sanitárias.

Restauro de Casas Antigas

Pavimentos e Pintura

Quase todas as casas antigas necessitam de trabalhos básicos como a mudança de pavimentos. O mais habitual neste momento é o pavimento flutuante (parquet), que é económico e tem uma aplicação simples. As madeiras originais das casas (por exemplo, do rodapé), têm quase sempre que ser substituídas devido ao elevado grau de degradação. Outro trabalho essencial é a pintura das paredes e tetos. Geralmente, é preciso colmatar falhas na parede (devido ao desgaste) e fazer uma boa preparação antes de iniciar a pintura. No entanto, descanse: é quase sempre possível “salvar” os desenhos e pormenores esculpidos tanto nas paredes como nos tetos das casas antigas.
Reabilitação de casa antiga

Reabilitação de casas antigas.

Reabilitação de casa

Reabilitação de casas antigas.

Reabilitações de casas antigas

Reabilitação de casa antiga.

Eficiência Energética e Climatização

Dependendo se a intervenção é apenas numa habitação (apartamento) ou no edifício na sua totalidade, podem ser colocados painéis de isolamento nas paredes exteriores para que a casa seja mais quente e eficiente energeticamente. A eficiência energética, de resto, beneficia com uma caixilharia adequada, janelas duplas e vidros de corte térmico.
É muito aconselhável fazer uma revisão dos sistemas de eletricidade e de água, assim como substituir a canalização. Os prédios antigos têm canos de metal que criam ferrugem e acumulam impurezas danosas para a saúde ao longo tempo. Este trabalho pode ser feito com relativa facilidade durante a substituição dos pavimentos, pelo que o aconselhamos sempre.
Relativamente à eletricidade, poderá ser necessário puxar novos pontos de luz ou instalar focos de luz (conforme o gosto do cliente). Nestes casos, e tendo em consideração a idade do edifício, uma das melhores soluções é construir um teto falso onde todos os novos fios e ligações fiquem ocultos. Além disso, o teto-falso contribui para o isolamento acústico.
Finalmente, deve decidir qual é o sistema de climatização que pretende para a sua casa. O ar condicionado, claro, permite regular tanto a temperatura no Verão como no Inverno. Mas, como saberá, as caixas de ar-condicionado não podem ficar visíveis na fachada do edifício. Nesse sentido, precisa de colocar numa varanda capaz de a ocultar. Se tiver gás canalizado na sua casa e estiver interessado apenas em aquecer a sua casa, há a hipótese de colocar uma caldeira.

Reabilitação de Casas Antigas: remodelação de cozinha e casa de banho

Sem dúvida, um dos principais passos na reabilitação de casas antigas é a remodelação da cozinha e das casas de banho. O ideal para estes espaços é um pavimento antiderrapante, revestimento em cerâmica e tinta hidrófuga para os tetos. Hoje em dia estão muito em voga os azulejos pastilha e hidráulicos, por exemplo, que são bastante coloridos e adequados para estas divisões.
Para os móveis da cozinha, há vários materiais económicos com bastante durabilidade. No exterior, a melamina e termolaminados são as opções mais comuns, enquanto o interior é habitualmente em MDF. O tampo de cozinha pode ser também em termolaminado, embora as pedras artificiais e o Corian sejam soluções com um bom custo/benefício.
Na casa de banho, são populares as banheiras de hidromassagem e os chuveiros “walk in”. Se tem apenas uma casa de banho em sua casa, pondere bem qual é a solução mais adaptada à sua família. Um poliban é adequado para qualquer pessoa, incluindo aquelas com mobilidade reduzida. Por ser mais seguro para os mais idosos, por exemplo, são cada vez mais habituais as substituições de banheira por base de duche.
Reabilitação de casa antiga de pedra

Reabilitação de casas antigas.

Reabilitação de casas antigas tijolo

Reabilitação de casa antiga.

Reabilitação de casas antigas

Reabilitação de vivenda.

Decoração de Interiores

O passo final para a reabilitação de casas antigas é a decoração de interiores. Uma decoração moderna e que realce os pontos fortes da casa irá torná-la confortável e agradável.
A grande tendência dos últimos anos tem sido, sem dúvida, o design simples e minimalista ao estilo nórdico. No entanto, na escolha do mobiliário é importante ter em consideração outros pontos, como a economia de espaço. Aproveitar ao máximo o espaço da sua casa e escolher móveis funcionais e versáteis é absolutamente indispensável.
No fundo, um bom design de interiores faz com que todos se sintam bem em sua casa: quer a sua família, quer os seus convidados. Se está a pensar em reabilitação de casas antigas para fins turísticos, então não deixe de nos contactar sobre este ponto.
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]