A reabilitação de casas antigas tem ganho um novo fôlego nos últimos anos. Por um lado, faz face à falta de habitações; por outro, responde à enorme demanda criada pelo turismo no Porto e em Lisboa. Talvez por isso, os proprietários também usufruem agora de diversos incentivos para que recuperem as suas casas e tragam uma nova vida aos centros das cidades.
Contudo, o restauro de casas antigas requer cuidados muito especiais. Embora parte da riqueza destas casas esteja na sua arquitetura antiga e na estética do seu tempo, é absolutamente necessário proporcionar as condições de habitabilidade a que já estamos habituados. Assim, põem-se alguns desafios a nível de isolamento, climatização e criação de novas instalações sanitárias.
Restauro de Casas Antigas
Decoração de Interiores
O passo final para a reabilitação de casas antigas é a decoração de interiores. Uma decoração moderna e que realce os pontos fortes da casa irá torná-la confortável e agradável.
A grande tendência dos últimos anos tem sido, sem dúvida, o design simples e minimalista ao estilo nórdico. No entanto, na escolha do mobiliário é importante ter em consideração outros pontos, como a economia de espaço. Aproveitar ao máximo o espaço da sua casa e escolher móveis funcionais e versáteis é absolutamente indispensável.
No fundo, um bom design de interiores faz com que todos se sintam bem em sua casa: quer a sua família, quer os seus convidados. Se está a pensar em reabilitação de casas antigas para fins turísticos, então não deixe de nos contactar sobre este ponto.