All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Pavimento radiante

Embora ainda não seja muito conhecido em Portugal, o pavimento radiante é uma forma de aquecimento eficaz. Se está a fazer remodelações e ainda não decidiu qual o melhor sistema de climatização para si, informe-se com os nossos técnicos sobre a possibilidade de instalar pavimento radiante na sua casa.

O que é o pavimento radiante?

O pavimento radiante é um mecanismo de climatização (aquecimento). De uma forma simples, consiste em instalar tubos condutores de calor por baixo do pavimento. Geralmente, estes tubos são aquecidos com água quente, mas também é possível construir pavimentos radiantes com resistências elétricas.
Cria-se então uma superfície que emana calor e que garante o conforto no interior da casa.  É possível fazê-lo em vários tipos de pavimento (cerâmico, madeira, pétreo, alcatifa), pelo que não terá que sacrificar a sua visão estética. No entanto, deve ter em atenção que o pavimento será tão mais eficaz quanto maior for a condutividade térmica do material que escolher.
A instalação do pavimento radiante elétrico é mais simples, pois a tela elétrica pode ser aplicada no pavimento pré-existente (depois, um novo pavimento é aplicado por cima da tela). Além disso, não exige uma infraestrutura específica. A grande desvantagem são os custos a longo prazo, já que a energia elétrica é uma fonte de alimentação mais cara.
Pavimento radiante em casa

Pavimento radiante.

Pavimento radiante climatização

Pavimento radiante.

Pavimento radiante

Pavimento radiante.

Quais as vantagens do pavimento radiante?

– Temperatura adequada e uniforme, uma vez que o sistema aquece todo o pavimento e mantém a temperatura durante bastante tempo.
– Eficiente e confortável: o pavimento fica aquecido e o ar quente sobe, o que cria uma sensação de calor.
– Poupança de espaço, já que tanto as tubagens como o sistema ficam ocultos. Não é preciso construir um teto falso para ocultar canos nem alterar os seus planos para a decoração de cada divisão.
– Gastos energéticos mais baixos do que com outros sistemas, pois há menos perdas de calor.
– Não há perdas de vapores nem levantamento de poeiras.

Quais as desvantagens do pavimento radiante?

– Uma vez que é instalado sob o soalho, não pode colocar-se de forma simples. A melhor altura é durante remodelações extensas.
– Qualquer reparação será mais complicada do que a manutenção do ar condicionado ou de outros sistemas de climatização.
– Mudar a temperatura do pavimento radiante não é tão imediato como com outros tipos de aquecimento (por exemplo, com o ar condicionado ou com radiadores ajustáveis). Por isso, não é apropriado para zonas em que a necessidade de aquecimento não é muito elevada ou regular.
– A instalação do pavimento radiante pode ser dispendiosa. Além disso, este tipo de aquecimento não é compatível com vários tecidos. Se é fã de tapetes, provavelmente terá que comprar tapetes mais caros e de materiais menos comuns.
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]