All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Impermeabilização de terraços

As infiltrações de água são um dos piores problemas que podemos ter em casa. O cheiro a humidade, o “mofo”, a presença de fungos ou bolor nos tetos e, nos casos mais graves, chuva dentro de casa. Mas a origem do problema é, muitas vezes, a má impermeabilização de terraços ou do telhado.
O problema deve ser corrigido logo que se detete a infiltração, uma vez que a tendência é piorar. Ao deixar a situação avançar, arrisca-se a ter estragos e prejuízos elevados. A CASA AMARELA OBRAS  tem uma equipa especializada em impermeabilizações pronta a restaurar a segurança e o conforto do seu lar.

Porque há tantas infiltrações em terraços?

A água é uma das principais causas de deterioração de edifícios. Há várias zonas vulneráveis: telhados, varandas e, claro, terraços. Geralmente, os terraços que cumprem uma dupla função como telhados são os mais problemáticos.
Os materiais mais usados para construir terraços são porosos: o betão, as argamassas e lajes. Portanto, são permeáveis à infiltração de água e podem começar a ceder às intempéries. Noutros casos, são as variações de temperatura que podem provocar fissuras ou rachaduras.
Então, a água acaba por infiltrar-se na estrutura do edifício. Aí, percorre o seu caminho até criar a infiltração dentro dos compartimentos e nas áreas comuns. Quanto mais tempo decorre, mais a mancha de água se alastra e mais danos pode causar.
Um dos principais riscos é, evidentemente, a infiltração da água no sistema elétrico da habitação. No caso de isto acontecer pode dar-se um curto-circuito com consequências trágicas. Outra questão que afeta a qualidade de vida dos moradores e a sua segurança é o aparecimento de fungos.
A nível da estrutura, a água causa também a corrosão de armaduras, eflorescências (depósitos cristalinos de cor branca), empolamentos (“bolhas” nas pinturas), degradação do betão e da argamassa. Qualquer um destes problemas pode resultar em gastos avultados de manutenção e de reparação. Nos prédios, estas despesas devem ser asseguradas pelo condomínio.
Em Portugal, estas situações são mais notórias nas zonas com níveis elevados de precipitação no litoral. Uma forma de o evitar é optar por telhados tradicionais com uma inclinação adequada. No entanto, quando se pretende manter a traça do edifício, a solução passa pela impermeabilização de terraços.
Impermeabilização de terraço

Impermeabilização de terraço.

Impermeabilização de terraços e coberturas

Impermeabilização de terraço.

Impermeabilização de terraços

Impermeabilização de terraço.

A impermeabilização de terraços resolve o problema?

Sim, resolve. Aliás, é a única solução para este tipo de problemas. No entanto, é um trabalho que deve ser feito com muito cuidado e com muita profissionalismo. Uma equipa amadora não conseguirá impedir a passagem de água, fluídos e vapores para as áreas habitacionais.
Em construções novas, a impermeabilização cuidada é a única forma de impedir a degradação rápida da estrutura. Nos prédios restantes, a impermeabilização de terraços é uma necessidade esporádica. Depois de anos de exposição a condições atmosféricas adversas e de degradação expectável dos materiais, as falhas de impermeabilização têm que ser corrigidas.
Quando já há uma infiltração, é impossível detetar qual é o ponto de entrada da água. Por isso, é impossível fazer um “remendo” ou uma reparação simples – a impermeabilização do terraço terá que ser refeita na totalidade. O material impermeabilizante deverá ser escolhido em função do tipo de edifício e das condições de exposição. As soluções mais eficazes, contudo, são a tela asfáltica e a tela líquida.
A alternativa à impermeabilização total de terraços é aplicar um produto impermeabilizante temporário. No entanto, como o nome indica, esta solução não é duradoura. Além disso, o produto fica visível e pode danificar o pavimento existente.
Impermeabilizações

Impermeabilização de terraço.

Impermeabilização de terraço e coberturas

Impermeabilização de terraço.

Teste para impermeabilização de terraços

Execução de teste para impermeabilização de terraço.

Como se faz a impermeabilização de terraços?

A impermeabilização é um trabalho muito especializado. Na CASA AMARELA OBRAS, seguimos um método para concluir a impermeabilização de terraços:
1. Retiramos o pavimento existente, incluindo as betonilhas.
2. Executamos uma betonilha de regularização com pendentes.
3. Executamos as “meias canas”, para que o pavimento seja impermeabilizado.
4. Aplicamos a camada de impermeabilização, em tela asfáltica ou em tela líquida, por toda a superfície.

Recomendamos as telas asfáltica e líquida pois são soluções eficientes e com um custo semelhante. Alguns terraços, no entanto, não têm altura suficiente para aplicar este tipo de telas. Nesses casos, a nossa equipa irá discutir consigo a melhor opção.
5. Prova de impermeabilização: enchemos o terraço durante 24h com um caudal considerável de água e verificamos se a infiltração não se repete.
6. Execução da betonilha de protecção e aplicação de novo revestimento.
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]