Se pretende remodelar o exterior da sua moradia, é provável que esteja à procura de pavimentos para exterior. Existem várias soluções, umas mais resistentes do que outras, dependendo do efeito e utilização que lhes pretende dar.
Pavimentos para Exterior: Caminhos de Acesso
O pavimento dos caminhos de acesso, especialmente naqueles onde circulam carros, deve ser durável e resistente. A cerâmica e as pedras naturais são os mais resistentes e já existem em várias texturas e cores, de forma a que consiga encontrar um que pareça uma extensão natural da moradia. A manutenção é, por norma, bastante simples.
Se escolher a cerâmica ou a pedra, deve ter em atenção a porosidade do material. Os materiais mais porosos não são apropriados para climas rígidos durante o Inverno – pelo contrário, deve escolher materiais que resistam às temperaturas baixas sem fissuras. Também é importante que sejam antiderrapantes, o que evita problemas durante as chuvas, geadas e nevadas. A norma “R” é a escala que usamos para indicar o grau de resistência a escorregamentos. Se vive no Norte do País ou no interior da Península Ibérica, é conveniente um pavimento com pelo menos R10.
Os pavimentos em pedra costumam dar um ar mais pesado à vivenda, embora muitas pedras naturais consigam adaptar-se a vários estilos de decoração. Os pavimentos de cerâmica com aspeto metálico ou de ardósia sujam-se com facilidade, pelo que podem não ser a melhor opção para o exterior da moradia. A nível de formato, ambos podem ser retangulares, quadrados, losangos ou em lâmina.
Existe ainda a possibilidade de optar por pavimentos em betão, que já se fabricam com diferentes texturas. O betão liso e de textura suave é cada vez mais usado em moradias modernas.
Para os caminhos pedonais e para decoração, estão muito em voga os pavimentos em gravilha (pedras soltas, muitas vezes de vários tamanhos e cores, como se fossem “pedrinhas da praia”). É completamente natural e permeável, mas é mais difícil caminhar neste tipo de pavimento.
Pavimentos em Madeira para Exterior
Para dar um aspeto “descontraído” e natural à sua casa, não há nenhum material melhor do que a madeira. No entanto, algumas madeiras podem deteriorar-se com facilidade quando expostas a condições atmosféricas adversas, pelo que pode preferir decks em compósito (uma mistura de madeira com plástico).