All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Sauna e banho turco

A sauna e o banho turco fazem parte de qualquer SPA ou ginásio. Mas noutros países, como a Finlândia e a Estónia, não é invulgar ter uma sauna no conforto do seu lar.

Construir uma Sauna em Casa

Há dois tipos de sauna: sauna seca e sauna húmida. As saunas secas são as “tradicionais” em madeira. Atingem temperaturas mais elevadas (70-80ºC) e o gerador de calor elétrico deve ficar dentro do espaço. Aliás, a parede com o gerador de calor pode ser revestida em tijolos refratários ou cerâmica. O isolamento deve ser em lã de vidro ou isopor. As fiações elétricas têm que estar sempre bem isoladas e no interior da parede. Uma curiosidade: nas saunas finlandesas, usava-se lenha para aquecer.
As saunas húmidas atingem temperaturas mais baixas (60ºC) e funcionam com vapor. O equipamento elétrico usa água, fica fora da sauna e o isolamento é em vermiculita. Normalmente, tem um ralo para escoamento de água. Por uma questão de conforto, o teto deve ser inclinado: caso contrário, as gotas de água irão cair em cima dos ocupantes durante a condensação. O revestimento deve ser em époxi, azulejos ou tipo pastilha.
Seja qual for o tipo de sauna que prefere, a altura da sauna deve ser pelo menos 2.20 metros e os bancos pelo menos 45 cm de profundidade. No entanto, mesmo cumprindo estas especificações, é possível construir uma sauna em espaços muito pequenos (formato “box”). O disjuntor deve ter a zona da sauna separada do resto da casa.
Antes de utilizar a sauna, é importante testá-la e verificar o sistema de ventilação.
Sauna e banho turco

Banho turco.

Construção de sauna

Sauna.

Construção de banho turco

Banho turco em casa de banho.

Construir um Banho Turco em Casa

O banho turco também é chamado de “banho a vapor” e atinge temperaturas de 40-45ºC. Deve ser instalado num local onde haja acesso a luz e a água e capacidade de ventilação. O sistema de ventilação tem que ser independente do resto da casa: caso contrário, a água pode condensar e acabar por aparecer noutras zonas. O sistema de aquecimento deve ser uma “zona técnica” separada.
Tal como a sauna, deve ser um espaço com bom isolamento. O interior pode ser revestido com vários materiais, desde pedras naturais até aos mosaicos, passando pelas pastilhas de vidro. Porém, os banhos turcos tradicionais eram feitos em mármore que, além de adequado, também cria um ambiente nobre. A madeira não é indicada, pois não resiste às mudanças de temperatura nem à humidade.
O gerador de vapor deve ser limpo 2 vezes por ano.
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]