All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Climatização

A climatização é uma das questões que mais preocupa qualquer proprietário. Por uma questão de conforto, a maioria das casas em Portugal precisa de ser aquecida durante o Inverno (zona Norte), arrefecida durante o Verão (Zona Sul) ou ambos (interior). Tendo em conta as suas necessidades, a nossa equipa pode aconselhá-lo quanto ao melhor sistema para a sua casa.

Fatores que devem influenciar a sua escolha:

• Localização e orientação da sua casa;
• Área a aquecer;
• Condições gerais de humidade na moradia;
• Número de meses e horas (média diária) em que pretende usar climatização;
• Habitantes com problemas respiratórios (por exemplo, asma, alergias);
• Fontes de energia a que tem acesso e pelas quais tem preferência (eletricidade, gás, gasóleo, lenha, painéis solares).

Ar condicionado

O ar condicionado é a solução mais versátil para climatização, uma vez que pode ser utilizado em qualquer altura do ano. Outra das vantagens principais é fazerem o tratamento e renovação do ar no interior das habitações (especialmente se tiverem pouca ventilação).
Hoje em dia, existem aparelhos de ar condicionados com diferentes potências que se ajustam a espaços com dimensões maiores ou menores, várias gamas e marcas entre as quais pode escolher. Também há aparelhos com controladores de humidade, o que garante ainda mais a pureza do ar. No entanto, deve ter em consideração que o ar condicionado não é indicado para um uso excessivo e que o consumo de eletricidade pode ser elevado. Se optar por este mecanismo, não se esqueça de efetuar uma manutenção regular. A limpeza e troca de filtros nunca deve ser adiada.
Pode ler mais sobre as vantagens e as desvantagens deste mecanismo na nossa página sobre ar condicionado.
Lareira para climatização

Climatização: vivenda com lareira.

Climatização quarto

Climatização: ar condicionado.

Climatização de casa

Climatização: aquecimento central.

Bomba de Calor

O funcionamento da bomba de calor é semelhante ao do ar condicionado e permite aquecer e arrefecer a casa. Muitos destes aparelhos são mais eficientes do que qualquer outro sistema de climatização (produzem 3 unidades de energia por cada 1 que consomem, o que significa um rendimento de 300%), mas têm um custo avultado. Qualquer bomba de calor supõe um custo inicial de pelo menos 5.000€ que só tem retorno alguns anos depois. Como fonte de energia, utilizam apenas eletricidade.

Aquecimento Central

Tal como o nome indica, o aquecimento central tem apenas uma função: aquecer a casa. Contudo, para quem pretende instalar climatização apenas para fazer face às temperaturas frias, é um mecanismo a considerar. A temperatura aumenta com o aquecimento de água, pelo que é possível utilizar o mesmo sistema (a “caldeira”) para a água quente. O consumo energético não é elevado e atualmente já existe a hipótese de instalar um painel solar para apoio. Como vantagem secundária, realçamos que diminui a probabilidade de aparecerem anomalias devido à humidade. A desvantagem, claro, é que qualquer reparação exige mais trabalho do que a manutenção do ar condicionado ou do aquecimento central.

Pavimento Radiante

O pavimento radiante não é um tipo de sistema muito comum, mas consiste numa rede de tubagens instaladas por baixo de um pavimento (por exemplo, de madeira, alcatifa, cerâmico, pétreo, PVC). Cria-se, portanto, uma superfície de aquecimento que emana para toda a divisão. Esta é uma hipótese que deve ponderar se está a fazer outro tipo de remodelações em sua casa (nomeadamente, substituição de pavimentos). Caso contrário, a execução da obra torna-se mais difícil e incómoda para si. Quanto às vantagens, são óbvias: poupança de espaço, aquecimento homogéneo, não consome oxigénio nem liberta fumos ou gases.
Climatização com aquecimento central

Climatização: aquecimento central.

Climatização com lareira

Climatização: casa com lareira.

Climatização com ar condicionado

Climatização: ar condicionado.

Recuperador de Calor

As lareiras – quer por serem tradicionais, quer por proporcionarem uma sensação de aconchego – continuam a ser muito populares entre os portugueses. No entanto, uma lareira aberta recupera apenas 20% do calor gerado, o que a torna numa das formas mais ineficientes de aquecimento! Felizmente, há agora os recuperadores de calor (também conhecido como “fogão de sala” ou “lareira fechada”), que permitem atingir um rendimento igual ou superior a 75% gastando os mesmos recursos. É uma excelente opção para quem não prescinde de uma lareira na sala e para quem tem acesso a lenha e/ou resíduos florestais. No caso de a moradia não possuir uma lareira, os profissionais da CASA AMARELA OBRAS estão preparados para construir uma lareira e chaminé de raiz.

Salamandras

Em relação às lareiras, as salamandras têm duas vantagens: não precisam de chaminé e poupam espaço. Por isso, é mais comum encontrar salamandras em apartamentos onde todos os metros quadrados contam. Há duas principais fontes de energia para as salamandras: lenha e pellets. Os pellets serão, por ventura, a solução mais económica para quem vive nas grandes cidades e podem encontrar-se em hipermercados e outras superfícies comerciais bem conhecidas dos portugueses. Não exigem especiais cuidados de manutenção, excluindo a limpeza sempre que acabar de queimar os pellets.
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]