All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Caixilharias

As caixilharias da sua casa são determinantes para o conforto e o isolamento no interior. Uma caixilharia apropriada permite reduzir em quase 40% o consumo energético na climatização do seu imóvel, pelo que é também uma questão económica. Os nossos parceiros especializam-se na produção de caixilharias (janelas, portas e estores) com diferentes especificações técnicas.

Qual é a melhor caixilharia para a minha casa?

Não há uma caixilharia ideal que funcione bem em qualquer casa. Pelo contrário, são vários os fatores que devem influenciar a sua decisão na hora de escolher as janelas.
O primeiro fator a ter em conta é localização do seu imóvel. Portugal continental tem 3 regiões climáticas e é importante ajustar o isolamento térmico conforme a zona. O segundo fator que condiciona o conforto é a orientação – nomeadamente, se está virada a poente ou a nascente. As janelas com mais exposição solar devem ter materiais que se conservem, enquanto as janelas expostas às nortadas precisam de ser mais resistentes. A luminosidade pode também alterar a cor do vidro.
Em terceiro lugar, teremos em consideração o tipo de construção. Algumas casas conseguem acomodar janelas duplas, outras não. E, no caso de se tratar da substituição de janelas antigas por caixilharias novas, convém analisar a ventilação natural.
Caixilharias

Caixilharias em alumínio.

Caixilharias janelas

Caixilharia: janelas de alumínio.

Caixilharias porta de correr

Caixilharia: porta em PVC.

Sistemas de Caixilharias

Há vários sistemas de caixilharias diferentes, que se distinguem sobretudo pela maneira como abrem. De um modo geral, as caixilharias que deslizam na horizontal são menos eficientes, mas têm a vantagem de poupar espaço. Por isso, é importante informar-se sobre os distintos sistemas de caixilharias e consultar a nossa equipa.
Basculante – abre a 180º na horizontal ou na vertical. É um sistema muito comum para as janelas em sótãos, telhados baixos e inclinados.
Batente – abertura de fora para dentro ou de dentro para fora.
Correr – tal como o nome indica, janelas “de correr” que deslizam na horizontal. Este sistema é menos eficiente, mas permite poupar espaço e é aplicável em qualquer janela.
Fixo – as caixilharias fixas não abrem. Funcionam como uma claraboia para deixar entrar luz.
Guilhotina – é uma sistema vertical, muito comum nas casas antigas e típicas. Tem a parte superior fixa e a parte inferior deslizante.
Oscilobatente – é um sistema que permite abrir as janelas de duas formas. A janela pode abrir apenas na parte superior ou de forma lateral (batente). A primeira hipótese permite manter a segurança (por exemplo, no caso de haver crianças ou animais que possam saltar) e ventilar o espaço ao mesmo tempo.
Pivotante – abre em torno de um eixo vertical. Permite uma poupança de espaço em comparação às janelas de batente e ajusta-se a elementos pesados (por exemplo, portas e janelas blindadas).
Projetante – abre apenas para o exterior. Desta forma, não “rouba” espaço ao interior.
Caixilharias porta de alumínio

Caixilharia: portadas em alumínio.

Caixilharia janelas

Caixilharia no telhado.

Caixilharia porta de correr

Caixilharia: portas de correr em alumínio.

Vidros

Outro fator que tem muita influência no isolamento térmico e acústico da sua casa é o tipo de vidro que escolhe. Os vidros simples são os mais económicos, mas também os piores isolantes. Os vidros duplos (literalmente, duas placas de vidro com um espaço entre elas, geralmente gás inerte) proporcionam um excelente isolamento acústico. Quanto mais espaço houver entre os dois vidros, maior será o isolamento (tanto térmico, como acústico). Embora ainda pouco comuns, já existem vidros triplos.
Os restantes vidros diferenciam-se pela sua textura e não pela sua capacidade de isolamento. Os vidros texturados têm um acabamento com relevo ou com desenhos e que não permitem a visibilidade do exterior. Existem ainda os vidros laminados, que consistem em duas placas de vidro com uma folha de acetato no interior. A grande vantagem deste tipo de vidros é que não se estilhaçam no caso de partirem.

Quais os melhores materiais para caixilharias?

O material das caixilharias muda não só o isolamento de um determinado espaço, mas também o aspeto. Aqui, é necessário um balanço entre a funcionalidade e o design.
A madeira proporciona um bom isolamento térmico e acústico. As caixilharias em alumínio, no entanto, são resistentes à corrosão e mais duráveis. São económicas e podem personalizar-se com muitas cores. Um caixilho em PVC é semelhante, pois permite vários acabamentos e é igualmente resistente.
Mas aqui há uma boa notícia: pode optar por uma caixilharia mista que combine madeira e PVC ou madeira e alumínio. Assim, terá o isolamento e resistência que pretende com um acabamento tradicional. Outra solução, cada vez mais em voga, são os alumínios com ponte térmica/corte térmico. As séries de corte térmico usam alumínio com barras de poliamida e são reforçadas com fibra de vidro, o que faz com que percam menos temperatura.
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]