All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Pintura de fachadas

As fachadas são a parte da casa mais vulnerável às chuvas, ventos e radiação UV. Por isso, a pintura de fachadas é um trabalho regular, indispensável e dos que mais reabilita os edifícios. Não só pelo efeito estético – percetível logo no imediato – mas também pela importância na proteção dos edifícios.

Acesso às Fachadas

A primeira questão a resolver é a melhor forma de aceder às fachadas. A solução mais recorrente são os andaimes. Não só porque são fáceis de instalar, mas também porque permitem um acesso abrangente à fachada. Além disso, as obras com andaimes são facilmente fiscalizadas em termos de segurança no trabalho.
As outras soluções mais comuns são o bailéu e pintar em rappel, muito mais difíceis de montar do que os andaimes. Obrigam a uma ancoragem no topo do edifício, são complicadas de fiscalizar e não permitem que os trabalhadores se desloquem na horizontal.
As fachadas que estão a ser intervencionadas podem, no entanto, tornar-se numa fonte de rendimento para os condóminos. É fácil conseguir permissão para colocar publicidade nos andaimes – o que, por sua vez, é apelativo para as marcas devido aos custos mais baixos de aplicar painéis nestas condições. Neste sentido, há muitas vezes a possibilidade de abater os gastos da obra.
Pintura de fachada de edifício

Pintura de fachada de edifício.

Pintura de fachada de casa

Pintura de fachada de vivenda.

Pintura de fachada edifício

Pintura de fachada de edifício.

Fissuras e Reparação de Fissuras

A maioria das fachadas degradadas apresentam fissuras e empolamentos. Portanto, o primeiro trabalho na recuperação de fachadas é a reparação de fissuras.
Cada fissura deve ser aberta para retirar todas as partes soltas. Depois, deve ser preenchida com argamassa parecida ao reboco existente. Se não for possível, podemos aplicar uma argamassa mais pobre (com mais cal e menos cimento) para que não retraia e fissure novamente.

Aplicação do Primário

Antes da pintura, é necessário aplicar o primário. Esta etapa permite-nos aumentar a impermeabilização e poupar tinta nas fases seguintes.
Tinta Adequada para Pintura de Fachadas
O segredo de qualquer pintura é a qualidade da tinta e não devemos poupar nos custos. Uma tinta de qualidade dura mais tempo, o que a torna numa solução mais dispendiosa a curto-prazo. No entanto, porque não terá que ser retocada tão depressa, é certamente a mais económica a médio-longo prazo. Além disso, oferecem melhores características a nível de proteção contra os raios solares e outros fatores de destaque.
Para que tenham a maior durabilidade possível e conservem a cor, as melhores características para as tintas exteriores são as seguintes:
• baixa permeabilidade à água líquida (PAL);
• permeabilidade ao vapor de água (PVA);
• aderência ao substrato para suportar pressão hidrostática;
• para aplicações sobre cimento, têm que ser estáveis à alcalinidade;
• aplicável com trincha e rolo sem escorrer nem salpicar;
• não deixa aderir a sujidade;
• hidrófuga, que evite a acumulação de algas e fungos;
• resistência aos raios UV.
Tendo isto em consideração, há dois tipos de tinta especialmente indicados para pintura de exteriores: acrílicas e membrana. Esta decisão é importante porque as pinturas subsequentes terão que ser no mesmo tipo de tinta – ou seja, edifícios pintados com tinta acrílica devem ser retocados com tinta acrílica. Só no caso de apresentarem muita fissuração podemos mudar para a tinta de membrana, que cobre melhor as fissuras. A grande vantagem da tinta de membrana é oferecer mais impermeabilidade à água mas ser permeável ao vapor de água, o que permite a “respiração” das paredes. Geralmente, não se criam “bossas”. Contudo, a tinta acrílica tem uma alta durabilidade (até 15 anos) em situações atmosféricas desfavoráveis.
O tipo de tinta indicado para a pintura da fachada de sua casa depende, portanto, do tipo de reboco e do estado de deterioração do edifício. Não hesite em contactar a nossa equipa para o aconselharmos sobre a tinta mais adequada para si.
Pintura de fachadas

Pintura de fachada de edifício.

Pintura de fachada de prédio

Pintura de fachada.

Pintura de fachada

Pintura de fachada de vivenda.

Escolha da Cor para a Fachada

A cor indicada para a fachada varia muito com o estilo arquitetónico da sua casa. Em Portugal, predominam as cores claras que refletem a luz e, geralmente, encaixam bem nas nossas construções. No entanto, se escolher uma cor invulgar pode fazer com que o edifício pareça mais moderno e se destaque dos restantes. O que deve ter em consideração é que algumas cores mais vivas podem desgastar-se mais rapidamente do que outras em determinadas condições (por exemplo, quando são muito expostas ao sol).
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]