All You Need
In One Single
Theme.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat
Search here:
 

Pladur

De certeza que o nome “pladur” não lhe é estranho. O gesso cartonado ou o gesso laminado, vulgarmente conhecido como “pladur”, é um material versátil e muito utilizado na construção civil.
Pelas suas características, o pladur é usado principalmente para dois fins: paredes divisórias e tetos-falsos. A nível de paredes divisórias, a principal vantagem é criar novos compartimentos sem sobrecarregar a estrutura. Relativamente aos tetos-falsos, estes são uma solução ideal para muitas das remodelações de casas antigas que temos vindo a executar.

O que é o pladur?

O pladur são placas de gesso laminado 100% natural cobertas em ambos os lados por celulose multi-folha. As placas são fabricadas em diferentes medidas (com larguras e comprimentos variáveis) e os nossos técnicos escolherão qual a medida mais indicada para a obra que pretende.
A instalação do pladur costuma ser simples, pois pode ser cortado, aparafusado e furado. A isso junta-se um ótimo comportamento perante o fogo (é anti-inflamável e funciona como corta-fogo) e uma função como regulador de humidade (tem capacidade de absorção). Também serve como isolamento térmico e acústico, especialmente se combinado com outros materiais (como a lã de rocha, a lã mineral ou a cortiça) em paredes e tetos-falsos.
A nível acústico, absorve o som e, quando comparado com os rebocos comuns, ouvem-se menos decibéis nos compartimentos contíguos. O isolamento térmico deve-se a uma condutibilidade térmica inferior à dos rebocos habituais e à resistência térmica da câmara de ar entre as placas de pladur.
Aplicação de pladur

Aplicação de pladur em teto.

Pladur

Pladur: teto falso com luz indireta.

Pladur em remodelação

Pladur: teto falso com luz indireta.

Paredes divisórias em pladur

O pladur é muito usado para paredes divisórias. Para este tipo de paredes, criamos uma estrutura metálica (montantes) que depois recebe as placas de pladur. A estrutura pode ser simples ou dupla e toma várias formas. Dependendo do que se pretende, os elementos podem ser montados de forma assimétrica, paralela, encaixados entre si, em “H”, ou com um tubo, em “C”. A construção também permite inserir isolamentos acústicos e térmicos (como a lã ou a cortiça), que aumentam o conforto dos espaços.
Apresenta várias vantagens face às paredes em alvenaria ou betão, entre as quais:
– as paredes são mais leves e harmoniosas, com pouco peso e pouca espessura. Portanto, é possível criar novos compartimentos sem aumentar muito o peso da estrutura ou forçar os alicerces;
– fáceis de executar. Não é preciso tempo de secagem e há poucos desperdícios;
– esta facilidade faz com que possa ser usado em reparações rápidas de paredes ou zonas danificadas;
– opção económica, mas com vários benefícios (relação custo/benefício);
– acabamento final perfeito, com remates em massa de acabamento e sem juntas à vista (o que também é importante no caso dos tetos-falsos);
– permitem diferentes tipos de acabamento, como mosaicos, pastilha, pintura ou papel de parede.
No entanto, a leveza do pladur também pode funcionar como uma desvantagem. Por não ser tão sólido e duro como as paredes habituais em tijolo e cimento, deve ter-se cuidado na fixação de objetos na parede. Se pretende fixar móveis na parede, por exemplo, discuta essa questão com a nossa equipa primeiro.
Pladur tetos falso

Teto falso em pladur com utilização de sanca com luz indireta.

Tetos falso em pladur

Pladur: Teto falso com ventoinha.

Remodelação com pladur

Teto falso em pladur.

Tetos-falsos em pladur

O gesso cartonado é dos materiais mais utilizados para o fabrico de tetos-falsos. Os tetos.falsos são um dos recursos mais utilizados na reabilitação de casas por vários motivos:
– diminuição do pé direito, especialmente em divisões mais pequenas como as casas de banho ou os corredores, para que se tornem mais acolhedoras;
– ocultar tubos, cabos e fios para climatização, canalização ou criação de novos pontos de luz;
– colocação de isolantes térmicos e acústicos (por exemplo, lã de rocha ou lã mineral);
– permitem criar elementos decorativos, com formas no teto, jogos de luz e diferentes texturas.

Outras aplicações do pladur

Além de paredes divisórias e tetos-falsos, o gesso cartonado ou gesso laminado permite executar lareiras, salas acústicas e revestimentos. Se precisa de um compartimento com bom isolamento térmico, acústico e não inflamável, contacte-nos sobre a possibilidade de fazê-lo em pladur.
[contact-form-7 id="6122" title="Pedido de orçamento principal"]