De certeza que o nome “pladur” não lhe é estranho. O gesso cartonado ou o gesso laminado, vulgarmente conhecido como “pladur”, é um material versátil e muito utilizado na construção civil.
Pelas suas características, o pladur é usado principalmente para dois fins: paredes divisórias e tetos-falsos. A nível de paredes divisórias, a principal vantagem é criar novos compartimentos sem sobrecarregar a estrutura. Relativamente aos tetos-falsos, estes são uma solução ideal para muitas das remodelações de casas antigas que temos vindo a executar.
O que é o pladur?
O pladur são placas de gesso laminado 100% natural cobertas em ambos os lados por celulose multi-folha. As placas são fabricadas em diferentes medidas (com larguras e comprimentos variáveis) e os nossos técnicos escolherão qual a medida mais indicada para a obra que pretende.
A instalação do pladur costuma ser simples, pois pode ser cortado, aparafusado e furado. A isso junta-se um ótimo comportamento perante o fogo (é anti-inflamável e funciona como corta-fogo) e uma função como regulador de humidade (tem capacidade de absorção). Também serve como isolamento térmico e acústico, especialmente se combinado com outros materiais (como a lã de rocha, a lã mineral ou a cortiça) em paredes e tetos-falsos.
A nível acústico, absorve o som e, quando comparado com os rebocos comuns, ouvem-se menos decibéis nos compartimentos contíguos. O isolamento térmico deve-se a uma condutibilidade térmica inferior à dos rebocos habituais e à resistência térmica da câmara de ar entre as placas de pladur.
– as paredes são mais leves e harmoniosas, com pouco peso e pouca espessura. Portanto, é possível criar novos compartimentos sem aumentar muito o peso da estrutura ou forçar os alicerces;
– fáceis de executar. Não é preciso tempo de secagem e há poucos desperdícios;
– esta facilidade faz com que possa ser usado em reparações rápidas de paredes ou zonas danificadas;
– opção económica, mas com vários benefícios (relação custo/benefício);
– acabamento final perfeito, com remates em massa de acabamento e sem juntas à vista (o que também é importante no caso dos tetos-falsos);
– permitem diferentes tipos de acabamento, como mosaicos, pastilha, pintura ou papel de parede.
No entanto, a leveza do pladur também pode funcionar como uma desvantagem. Por não ser tão sólido e duro como as paredes habituais em tijolo e cimento, deve ter-se cuidado na fixação de objetos na parede. Se pretende fixar móveis na parede, por exemplo, discuta essa questão com a nossa equipa primeiro.
Tetos-falsos em pladur
O gesso cartonado é dos materiais mais utilizados para o fabrico de tetos-falsos. Os tetos.falsos são um dos recursos mais utilizados na reabilitação de casas por vários motivos:
Outras aplicações do pladur
Além de paredes divisórias e tetos-falsos, o gesso cartonado ou gesso laminado permite executar lareiras, salas acústicas e revestimentos. Se precisa de um compartimento com bom isolamento térmico, acústico e não inflamável, contacte-nos sobre a possibilidade de fazê-lo em pladur.